Em time que está ganhando não se mexe? Não para a EA. A dona do FIFA Soccer, já faz uns bons anos o melhor futebol virtual, aprimorou alguns detalhes na versão 2012 e trouxe, finalmente, o mesmo motor gráfico e jogabilidade das versões next-gen para o Windows — e o resultado é empolgante.
A demo de FIFA 12, conforme o prometido, saiu hoje. Baixamos e, a exemplo do que foi feito ontem com Pro Evolution Soccer 2012, jogamos algumas partidas para ver o que mudou, afinal. Confira conosco depois do clique.

Enfim, um FIFA decente no PC

Os gráficos saltam à vista, os controles são precisos e livres, tudo funciona como deveria, como no Xbox 360 e PlayStation 3. FIFA 11 para PC foi um ensaio para esse ano: recebemos a jogabilidade refinada, mas faltava os gráficos e alguns modos de jogo. Agora, parece (não sei dizer quanto aos modos de jogo) que está tudo ali, para os sofridos PC gamers apreciarem.
A demo tem 1,5 GB e vem em diversos idiomas, português brasileiro não incluso. Após a instalação, certifique-se de, antes de começar a jogar, fazer os ajustes nos gráficos — a configuração padrão coloca uma resolução baixa, o que prejudica a beleza do game.
Beleza que, ao contrário do rival da Konami, mostra-se já de cara, com uma splash screen (é, está lá…) dinâmica super legal, protagonizada pelo craque inglês Rooney. Os menus são todos muito bonitos e bem feitos, com vídeo sempre rolando e misturando-se com o já tradicional tiro livre nos carregamentos. Ah, e estão mais rápidos do que nunca, uma melhora significativa no que sempre foi uma espécie de calcanhar de Aquiles da série.
A demo conta com seis times (Arsenal, Barcelona, Milan, Manchester City, Marseille e Borussia Dortmund), apenas um estádio (Etihad, do Manchester United) com condição climática e horário travados (sol, de dia). As partidas têm três minutos e, além da velocidade, dá para ajustar também o nível de dificuldade da AI.

Foco na defesa

A primeira coisa que a demo apresenta é um tutorial para os novos comandos da defesa. A EA implantou mudanças que, se não profundas, mudam substancialmente a forma de jogar. O “toquinho”, que até a versão anterior estava no botão A (esquema do Xbox), agora foi movido para o B (ou X, no modo “alternate”, que é o que eu uso), que também atua no jogo de corpo. O A agora se limita à pressão sobre o adversário, ainda útil, mas ineficaz para roubar bolas na maioria dos casos.
Em resumo, está mais difícil se defender. Uns gostam dessa mudança de paradigma, outros a amaldiçoa. No geral, acho eu que essas alterações na parte de trás do time tendem a tornar as partidas mais competitivas e menos previsíveis, logo, tem meu total apoio.
Não sei se já existia esta configuração ou é novidade, mas agora existe ajuste de velocidade. Dica: coloque no “rápido” já de cara. A velocidade padrão do jogo é meio… lenta, mas fica em cima da risca no modo rápido.
Na hora que a bola rola, tudo corre como deveria ser. Controles precisos, jogadas criativas e o novo sistema de colisões atuam em perfeita harmonia. Às vezes os bonecos se atropelam exageradamente, talvez pela minha (temporária) inabilidade com os novos comandos de defesa, mas nada que atrapalhe o bate bola. Notei, também, que a barra de força está menos sensível; aperte o botão de chute sem dó, caso não queira que todos eles saiam rasteiros.
De resto, há pequenas mudanças em outros fundamentos, como cruzamento (mais preciso/perigoso), troca de passes e chutes. Alguns padrões, como o carrinho de lado para tirar a bola, foram alterados também — aliás, o carrinho tornou-se praticamente inútil, raramente se converte em posse de bola. Muda a forma de jogar, boleiros virtuais das antigas terão que se adaptar. A sensação é de que a EA mexeu até onde não precisava, de que mudou apenas por mudar; em relação a essa postura, é difícil dizer se é acertada ou não, mas de qualquer forma o jogo continua realista e divertido — e é isso o que importa, né?

Foi pênalti não! (Clique para ampliar)

Conclusão

Não tem nem o que discutir: FIFA 12 é um jogo infinitamente superior a PES 2012. A versão para PC finalmente equipara-se à dos consoles e, com isso, torna-se, de longe, o melhor jogo de futebol para Windows já lançado. E com o precinho camarada da EA Brasil (R$ 59), é compra obrigatória para quem é ligado em futebol virtual.
Ah, e se você baixar a demo, experimente esse “desafio informal” que já corre nos fóruns de games por aí: bater o Barcelona no nível “Legendary”.

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